11.12.12

Dicas para lavar o cabelo

Tumblr_medq7o77rt1qdfcgso1_500_large
Oi chicas, tudo bem? Um tempinho atrás, eu encontrei na Revista Capricho edição nº 1161 um mini guia de perguntas e respostas com dicas para lavar o cabelo, e achei bem interessante, então decidi compartilhar com vocês, até porque algumas das dúvidas são frequentes. Então, bora lá conferir?

1. Qual o jeito certo de lavar o cabelo?
Primeiro, molhe bem os fios e o couro cabeludo. Despeje o equivalente a uma moeda de 1 real de xampu nas mãos. Aplique na parte de cima, dos lados e na nuca, espalhando. Massageie com a ponta dos dedos, sem usar as unhas. Repita com menos xampu.

2. Eu preciso de xampu de limpeza profunda?
Se você usar sempre finalizadores como leave-in e spray fixador, o ideal é usar xampu de limpeza profunda uma vez por semana para remover os resíduos e deixar os fios soltinhos. Prepare-se para hidratá-los em seguida, pois o xampu pode ressecar o cabelo.

3. E a água?
A temperatura alta provoca aumento da oleosidade do couro cabeludo e pode ressecar os fios. Melhor ficar só na água morna e aproveitar o verão para se jogar no banho frio. #notruque: enxaguar os fios com água fria dá mais brilho! É sério!

4. Que xampu eu escolho?
Se você tem cabelos ressecados, procure no rótulo ativos como óleos (coco, argan, amêndoas, nozes) e aloe vera. Cabelos oleosos podem escolher entre produtos com menta, alecrim, camomila e gengibre. As cacheadas podem usar os produtos com ativos emolientes (que são hidratantes), como a manteiga de karité. Quem tem progressiva ou tintura deve procurar produtos específicos para cabelos com essas químicas.

5. Devo sempre usar o condicionador?
Com certeza. O xampu abre as escamas do fio para limpar e é o condicionador que vai fechá-las. Aplique apenas no comprimento, uns três dedos para baixo da raiz - o excesso do produto pode deixar os fios oleosos. A escolha é igual à do seu xampu: varia com seu tipo de cabelo.

8222634062_9380ee0148_z_large

6. Como desembaraçar?
O cabelo úmido é mais frágil, pois as cutículas estão abertas. É melhor desembaraçar os fios antes da lavagem. Se der só, use condicionador no comprimento e vá abrindo delicadamente com as mãos. Ou depois, com a ajuda de um creme para pentear na hora de secar.

7. Xampu sem sal é bom mesmo?
Pasme: todo xampu tem sal! Na verdade, um composto chamado cloreto de sódio, que deixa o líquido mais cremoso. O que muda é a concentração: uma quantidade segura, que não danifica os fios, é até 0,2%. Tome cuidado se o seu cabelo já for seco, pois o sal pode piorá-lo. O segredo é enxaguar bem, assim não fica nenhum resíduo.

8. Só máscara salva?
Vale trocar o condicionador por uma máscara ou por uma ampola de tratamento uma ou duas vezes por semana. O produto ajuda na hidratação, melhorando o resultado. Só não exagere na dose. Seus fios podem ficar murchinhos.

9. Alternar o xampu faz bem?
Sim. O xampu de todo dia cria uma espécie de película ao redor do fio. O cabelo acaba ficando pesado e com o aspecto opaco, sem vida. É legal escolher dois xampus: um adstringente, aquele mais transparente, e um hidratante, mais cremoso, e alternar entre eles a cada lavagem.

10. Pode lavar todo dia?
Pode. Se você tem fios oleosos, é mais do que indicado. Quem vive em áreas poluídas também pode lavar sempre para se livrar da sujeira. Mas, se o cabelo está ressecado, a frequência ideal é dia sim, dia não. Ah e "lavou, secou". Nada de dormir com cabelo molhado!

Foram algumas dicas apenas, mas que me ajudam muito! Obrigada CH!
xoxo

16 comentários :

  1. Menina, que dicas show! Sério, me ajudou muito com meus cabelos porosos e cheios! hsuiahsuh!

    Eu sempre lavo com shampoo anti-resíduo e hidrato uma vez por semana para manter o cabelo vivo.

    Beijos!


    delicadissima.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas,vão ser muito uteis para mim ,haha :)
    Beijos te espero lá
    foreverandever-young.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estava precisando dessas dicas mesmo, meu cabelo é muito armado, estou meio sem saber o que fazer.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. nossa amor dicas ótimas, e o da água fria ja provei e aprovei, é dificil a coragem né mas deixa o cabelo lindo quando ele começa a ser lavado com frequencia na agua fria.

    bjus

    feehfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha muita dúvida na hora de cuidar dos meus cabelos..era uma luta nunca soube ao certo como pentear(sem que quebrasse todo o cabelo) e essas dicas básicas.Graças a Deus,com o tempo eu consegui aprender muitas coisa,mas até hoje tenho muitas dúvidas.Agora no post várias delas foram esclarecidas *-*.
    Achei legal essa de que a água fria dá mais brilho..não sabia,porque geralmente lavo com água morna,mas sabia que fazia bem lavar com água fria rs.
    Amei as dicas Ju!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei as dicas, eu não conhecia a maioria, a minha preferida foi a 7, eu não sabia q tinha sal em todos os shampoos, to pasma, haha.
    Beijokass
    Fer--->http://retardadasdanet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11/12/12

    Gostei das dicas, super importante cada detalhe desse!

    Muito bom o seu blog, gostei demais.
    beeeeijos

    Blog da Thaís Nunes ♥

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre uso shampoo de limpeza profunda, um de menta, eu recomendo, é suuuper cheiroso *-*

    Blog: www.cupcaketaste.com

    Facebook:(por favor, curte?) http://www.facebook.com/pages/Cupcake-Taste/138731746232548

    ResponderExcluir
  9. Que legal!!!!Bjsss
    Meu blog: cavalasarevivimodele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ju, amei as dicas! Vou segui-las, meu cabelo tá muito quebrado :/

    Beijos!
    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, as dicas 9 e 10 foram muito úteis pra mim :) Ah, obrigada por dar a sua opinião se eu devo ou não mudar de blog. Eu decidi o seguinte: vou postar na Lovelly Summer quando ela estiver pronta, mas se vocês não estiverem gostando volto pra Tudy *-* Beijoos

    tudyteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Juuu, que lindo que tá seu blog :3 Amei!
    Adorei as dicas, vai ajudar bastante porque eu costumo fazer o contrário de algumas coisas: coloco uma mão cheia de shampoo 2x pra lavar o cabelo hahaha. E se tiver frio: água quente.
    Beijos! *-*
    seatrevendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito boa as dicas,com certeza vou coloca-las em pratica
    http://tipocoisadegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Vitoria13/12/12

    Olá adorei seu blog muito legal,séra que você entra no meu e vira membro porfavor aki o link http://cupcakescolloridos.blogspot.com.br/ entra lá por favor?

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas, eu quase morro na hora de lavar o cabelo, o meu é bem grande e fica embaraçando dá muita raiva
    beijos

    ResponderExcluir