9.11.12

O outro lado do plágio

Tumblr_mckk1gizal1ryw5sfo1_500_large
Oi gente! Eu não faço ideia se a maior parte das minhas leitoras são blogueiras ou não, mas quem tem blog com certeza já viu ou ouviu falar de muitos casos de plágio pela blogosfera. Pelo que eu saiba, eu nunca fui plagiada, mas imagina como deve ser chato pra quem já foi, principalmente se o criador do post original teve um grande trabalho para faze-lo. Na verdade, eu já vi posts parecidíssimos com alguns meus, e após perguntar para a pessoa se ela se inspirou no meu post, eu pedi para colocar os créditos. Eu acho que quando alguém vê que foi plagiado, não tem que "chegar chegando" xingando o plagiador e denunciando ele de cara. Primeiramente, deve-se conversar com a pessoa e falar que é proibido copiar e colar posts dos outros, pois, muitas vezes, essas pessoas que copiam são blogueiros novos, que nem sabem o que é plágio. Nesse caso você deve explicar a ele o que é plágio e pedir para apagar o post. Agora, se mesmo depois de conversar, o plagiador insistir em continuar com o post, e ainda sem os devidos créditos, você avisa ele que vai denuncia-lo e então, denuncia.
Na blogosfera, ainda há o "plágio de design" ou "plágio de blog inteiro". Muitas vezes eles são cometidos sem o "plagiador" nem perceber que está plagiando, pois ele admira tanto determinado blog, a ponto de querer ter um igualzinho. Se você perceber que alguém está roubando muitas das suas ideias, como na situação anterior, converse. O diálogo é a resposta para tudo. O problema é que parece que algumas pessoas acham que tudo é plágio, ou seja, se alguém colocou fonte Verdana no blog depois dele... pronto! Já é plágio! Não é assim também né gente! A blogosfera está cheia de gente, impossível não haver semelhanças. Ah, e essas semelhanças podem sim surgir após uma inspiração em outros blogs, então lembre-se: inspiração não é plágio! Chega de drama ;)
Bom, como o assunto do post é plágio, eu ia aproveitar pra indicar uns sites que acham posts plagiados, mas os que eu conheço não servem pra nada. Eu mesma que cai de paraquedas nos posts parecidos com os meus.
xoxo

13 comentários :

  1. Pois é. O pior são as pessoas que só por ter o fundo do blog branco já pensam que é plágio!

    ResponderExcluir
  2. Olá amor, eu já fui plagiada e sei o como é ruim! Porque ver aquilo que tu deu tanto duro pra fazer sem os devidos créditos no blog de uma outra pessoa é muito ruim. E o meu caso foi de várias postagens e o quase o nome do blog ):
    Então eu conversei com a pessoa que havia feito aquilo, informei sobre plágios e denunciações e ela decidiu retirar do blog dela.
    Tudo tem que se iniciar na base da conversa mesmo, porque se vai denunciando logo de cara pode prejudicar muito a vida da pessoa que nem tinha consciência do que estava fazendo.

    Beijos,

    Thamires R.
    Laço de Cetim.

    ResponderExcluir
  3. Odeio plágio, eu já fiz várias postagens que acho que já foram plagiada e o pior é que eu não posso denunciar porque sempre são os post que eu falo de algo envolvido com noticias de bandas ou coisas mais comuns.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Como faz quase 2 anos que tenho o blog, imagina quantas vezes já fui plagiada, muitas mesmo! Posts, design, blog inteiro, nome do blog, fotos... tudo que pensar! Eu sempre tento começar conversando com a pessoa quando eu percebo que o blog é iniciante, mas se eu sei que a pessoa já cometeu outros plágios e já sabe muito bem o que é isso, não dou outra. Eu acho que se é proibido, é porque as pessoas não devem realmente fazer.
    Também não gosto que as pessoas se inspirem no blog, pois para de ser uma coisa totalmente original aquilo que você demorou tanto tempo pra elaborar e tal, mas se me pedir primeiro, posso inclusive, gostar da ideia e ajudar. Tudo depende do diálogo!
    Jú, queria te parabenizar pelos 1000 seguidores, acho que faz bastante tempo que você já ta aqui na blogosfera e por isso, você merece! Beijos!

    Fernanda Zucolotto,
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/11/12

    Eu Graças a Deus só fui plagiada uma vez,quando tinha outro blog que nem era meu estilo,a garota falou que o meu que era plagiador e ainda copio meu cabeçalho =/ super chato,mais eu sei que isso tudo é RECALQUE.

    Beijos
    29th June
    Curtiu? ♥

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Já li vários posts sobre plagio, mais o seu foi o mais bem dito. Nunca fui plagiada, mais se eu fosse acho que agiria exatamente assim, não da para ir logo xingando a pessoa, precisa conversar com ela primeiro.

    PS. Amei o seu lay, principalmente o fundo *-*

    garotapassageira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,seu blog é cute cute ,aiin *-* suuuper que amei '='
    karenselajaalmiron.blogspot.com . br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post sobre plágio, o mais importante é manter a calma, e dar uma de diva.

    Adorei o blog, as postagens, achei bem legal.

    Amr, to recomeçando meu blog, que tal dar uma visitinha?
    Já estou seguindo seu blog, poderia seguir o meu também se gostar?

    Beijos
    glamourgirlofficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amor adorei seu comment, beijo, amei o ´post

    ResponderExcluir
  10. Verdade, plágio é uma coisa terrivel, mais tem que ver se é plágio mesmo, tem vezes que só pq o blog usa a letra igual do outro blog já pensam que é plagio, me poupe.
    Beijin ♥

    (clica no perfil *3*)

    ResponderExcluir
  11. esse assunto é bem complicado pois tem pessoas que se inspiram demais também né, isso é bem chato. mas concordo que tudo se resolve conversando, não precisa explanar pra todo mundo e fazer barraco, acho isso até falta de educação. gostei do post :)

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um site e na fã page dele, eu e outros membros da equipe crimos imagens. Ai tem uma page que pega imagens de várias pages, retira o logo e coloca como se fossem autores. Isso me da muuuuuuita raiva..

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu acho que as pessoas devem ter sua propria criatividade, e nao ficar copiando posts dos outros, !
    umbrilhodemenina(.blogspot.com.br)-> TIRE OS PARENTESE

    ResponderExcluir